2º Domingo do Tempo Comum B (14/01/2018)
Jo 1, 35-42 “O que é que vocês estão procurando?”
O autor do Quarto Evangelho organizou o material dos versículos de 1, 19 - 2, 12 em um esquema de sete dias, culminando com o primeiro sinal de Jesus - as bodas de Caná - que teve como consequência que “os seus discípulos creram n’Ele” (2, 11). Assim fez lembrar os sete dias da criação, pois com e em Jesus acontece a nova criação. Mas Jesus não quis agir sozinho - e desde o início chamou para si um grupo de seguidores. Embora seja mais conhecido o relato dos Sinóticos, que descreve o chamado dos primeiros discípulos à beira do mar de Galiléia (Mc 1, 16-20), talvez o relato do 4º Evangelho guarde uma tradição mais histórica - que os primeiros discípulos de Jesus eram seguidores de João, o Batista. O texto de hoje relata a vocação dos primeiros três discípulos
Solenidade de Epifania do Senhor (7/01/2018)
«A Igreja no Brasil celebra, hoje, (7/01/2018) a Solenidade da Epifania do Senhor. Logo, celebramos a abertura do Reino de Deus para todos os povos, para todos aqueles que possuem sentimentos de paz, que buscam fazer o bem e evitar o mal. Deus acolhe em sua casa todos os homens de boa vontade. É o redimensionamento da História da Salvação, ou melhor, é a plenificação de seus objetivos.
Sagrada Família: Jesus, Maria, José (31/12/2017)
Envolvidos no clima santo do tempo de Natal a Mãe Igreja nos convida a celebrar hoje a SAGRADA FAMÍLIA. O tempo do Natal associa ao mistério da Encarnação os temas complementares da Sagrada Família e da “Mãe de Deus”. A festa de hoje situa a Encarnação de Jesus no quadro da família, célula básica da sociedade humana. Focaliza, por conseguinte, a condição humana de Jesus e sugere algumas atitudes concretas para a vida cristã, para a vida familiar. Não se trata de encontrar um receituário de vida moral, pura e simplesmente. Mas de pistas para adequar a vida familiar à sociedade focando o mistério da família de Nazaré, para voltarmos à nossa situação, aqui e agora, imbuídos do mesmo espírito de fé que viveu a família sagrada.
Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo (25/12/2017)
Jo, 1, 1-18. “O Verbo se fez carne e armou sua tenda no meio de nós”
Embora sejamos muito mais familiarizados com as leituras de Lucas, referente ao nascimento do Salvador em Belém, na realidade o Evangelho da Missa do Dia, tirado do prólogo de João, nos traz o sentido profundo dos eventos do primeiro Natal.O texto gira ao redor do “Verbo” ou “Palavra” – “Logos” em grego. Enquanto Marcos somente começa o seu relato do Evangelho de Jesus com o seu batismo e Lucas e Mateus remontam até a sua concepção, o Quarto Evangelho liga Jesus à sua preexistência, desde o começo:“No princípio já existia a Palavra e a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus...... a Palavra se fez homem e armou sua tenda entre nós” (1, 1.14) Mesmo que se expresse sobre Jesus em termos não tão familiares para nós (Verbo, ou Palavra), João se coloca bem na tradição do Antigo Testamento.
4º Domingo do Advento (24/12/2017)
Lc 1, 26-38 “Faça-se em mim segundo a tua palavra”
Maria de Nazaré é a terceira figura importante nas leituras do tempo do Advento. O texto de hoje é riquíssimo, e mereceria um tratamento muito mais pormenorizado. É essencial para entendermos a figura de Maria tal como apresentada nas Escrituras. No esquema de Lucas, a anunciação à Maria se contrapõe àquela feita a Zacarias (Lc 1, 5-22).