“Praticar o Direito, Amar a Misericórdia, Caminhar Humildemente com o teu Deus”

Mais que um lema sacerdotal, este versículo é um apelo para minha vocação em uma sociedade mundial confusa no presente e indeterminada para o futuro.
Minha ordenação sacerdotal está chegando. Estou tão feliz! A vocação de fato é decisão! Há muito tempo eu decidi ir para o seminário.No começo, eu não tinha o apoio necessário da minha família e amigos. Minha família tinha outros planos para mim... Não foi fácil até chegar aqui, mas estou aqui!
 Atualmente estou fazendo meu ministério pastoral diaconal na cidade de Iguape - SP, Diocese de Registro. Meu nome é Marcelo Becchi Martins, filho de Salete Becchi Martins e Moacir de Paula Martins (em memória). Nasci em 17 de janeiro de 1984, em Curitiba - PR. Sou um ano mais novo da minha irmã Mariza. O desejo de meu pai era que eu me tornasse um engenheiro, o desejo da minha mãe era que eu tivesse uma carreira no exército.

Mas Deus me chamou para uma vocação bem diferente! Então eu decidi ir para o seminário para ser padre.
Eu fui batizado na Igreja Católica, mas durante minha infância minha família não participava da vida da Igreja. Durante a minha adolescência, depois da morte de meu pai, nos mudamos para Francisco Beltrão - PR, e nesta cidade, tive o meu primeiro contato com a vida na Igreja.
No início, eu participava apenas da missa, mas com o tempo comecei o catecismo, assim cada vez mais me aproximei da vida das Comunidades que formavam nossa Paróquia. Na vida da Paróquia, minha escolha vocacional começou a ganhar força e decisão. Além de participar de vários grupos e movimentos, durante 6 anos eu fui coroinha. Esta experiência foi muito importante para eu tomar minha decisão.
 Com 16 anos entrei no seminário. Lembro-me que, no início, meu objetivo vocacional era apenas ser padre. Hoje sou missionário religioso consagrado e muito feliz por assumir o ministério sacerdotal. No seminário, aprendi sobretudo a exercer a vida de oração em uma comunidade. Ao desenvolver minha vocação, tive muitas dificuldades. Pensei em desistir..., mas Deus me motivou a perseverar. Hoje, minha família motivada pela minha vocação participa da vida na Igreja e eu estou muito feliz por essa graça! Entendo que a vocação religiosa e sacerdotal é um processo e um progresso constante de si que vai cativando os outros.
Cinco anos atrás, meus formadores me deram a oportunidade de escolher um país para fazer minha experiência missionária. Então fui enviado para a Papua Nova Guiné (PNG) na Oceania. No começo, eu não tinha apoio geral... As pessoas me perguntavam sobre minha opção de ir para a Papua Nova Guiné... Mesmo assim, eu assumi esta oportunidade missionária para meu crescimento vocacional e religioso. Mas tarde compreendi que não estava escolhendo um País, mas somando experiências com um povo. Lembro-me de um confrade que vive na PNG que me disse: ‘Marcelo, não foi você que escolheu somar com as pessoas, mas as pessoas te escolheram para somar com elas...’.
Recebi meu destino missionário para o Chile e a vida missionária só está iniciando com o Ministério que estou assumindo. Hoje tenho 33 anos, envolvido pela vida religiosa missionária verbita que abraço e renovo com a vida. Obrigado Deus por minha vida vocacional! Agradeço aos Missionários do Verbo Divino no Brasil e na PNG pelo apoio e acolhida incondicional, e na presente esperança, assumo com alegria a minha missão agora no Chile.

“Praticar o Direito, Amar a Misericórdia, Caminhar Humildemente com o teu Deus” (Mq 6,8)