PROJETO MISSIONÁRIO DA PROVINCIA SVD – BRS 2008 - 2010

A partir da visão do 15o e 16o Capítulos Gerais que procuram clarear e dar contornos mais nítidos a nossa resposta missionária aos apelos do Espírito no mundo atual, e num processo de discernimento julgaram que a compreensão mais profunda e apropriada de interpretar o nosso chamado específico para missão pudesse se expressar pelo termo diálogo profético com dois focos: ad intra e ad extra. Cremos e insistimos que a partir das reflexões queremos:

Recuperar a nossa identidade Verbita através das dimensões características: Apostolado Bíblico, Animação Missionária, JUPIC e Comunicação, vivenciado no contexto do quádruplo diálogo: - Com pessoas sem comunidades de fé ou que procuram a fé. Com pobres e marginalizados, grupos de periferia, desempregados, sem terra, enfermos e idosos e crianças abandonadas, com pessoas de outras culturas: afros, orientais, massas urbanas, migrantes e caboclos, com pessoas de diferentes tradições religiosas ou ideologias secularizadas.

Fortalecimento da vida comunitária (ad intra e ad extra) - Criar uma maior consciência de pertença através de atitudes concretas e partilha através do apoio financeiro que será feito com contribuição mensalmente por parte dos confrades. Assumindo assim atitudes concretas de partilha e co-responsabilidade na busca da auto-sustentação da província.- Redimensionar as atividades da pastoral paroquial. - Dar testemunho de nossa internacionalidade e espiritualidade através do diálogo profético como expressão da unidade na diversidade e cientes da necessidade de contarmos com mais missionários brasileiros novos.- Oferecer as condições dignas aos nossos anciões e confrades na província.

Este Projeto Missionário trienal estimula nosso ser Verbita no Brasil-Sul e redimensiona nossas atividades, buscando uma maior integração nas estruturas zonais e sub-zonais. Portanto, esforçar-nos-emos em concretizar tudo aquilo que já foi proposto em Capítulos Gerais e Provinciais, não deixando esmorecer o ideal de vida e da missão que nos congregou, lutando pela renovação e aperfeiçoamento pessoal e comunitário, fieis ao espírito que impulsionou o Santo Arnaldo e a geração fundadora. A partir desse Projeto Missionário temos um plano de ação:

  1. Formação Permanente dos confrades
  2. Formação de Neo-Missionários
  3. Fortalecer as pastorais específicas
  4. Redimensionando as atividades paroquiais apresentando o rosto Verbita nos compromissos que assumimos.