Faleceu na tarde desta quinta-feira (26/06/2014), na capital do Estado, vítima de infarto, o Arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti. Nascido em 30 de novembro de 1940, em Piracicaba (SP), Dom Moacyr entrou para o Seminário Estigmatinos, em 17 de janeiro de 1953. Estudou em Ribeirão Preto, fez o noviciado em 1960 e a primeira profissão religiosa no município Casa Branca (SP). Cursou Filosofia e Teologia no Instituto Estigmatinos de Campinas.

Fez sua profissão perpétua em 9 de dezembro de 1963 e foi ordenado sacerdote na Capela da Santíssima Trindade, em Campinas (SP), em 16 de dezembro de 1967.
    Trabalhou por seis anos na Pastoral Vocacional e foi conselheiro provincial. Depois, por mais seis anos foi vice-geral da Congregação dos Estigmatinos em Roma e em seguida provincial da Província de Santa Cruz no Brasil. Doutorou-se em Teologia na Universidade Angelicum, de Roma. Sua nomeação como bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba ocorreu no dia 18 de novembro de 1987. A ordenação episcopal realizou-se em Americana (SP) no dia 3 de janeiro de 1988.

    A nomeação de bispo diocesano de Piracicaba (SP) ocorreu no dia 15 de maio de 2002, no ano Jubilar de Ouro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. Em 19 de maio de 2004, Dom Moacyr foi nomeado arcebispo de Curitiba, tomando posse no dia 18 de junho na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Seu lema episcopal era “Um só Coração”. Ele faleceu na Casa Episcopal, em Curitiba.

O corpo do Arcebispo Dom Moacyr José Vitti deve chegar à Catedral Basílica, em Curitiba,  por volta das 22h de hoje (26).
A partir de amanhã (27) haverá missas de hora em hora na Catedral, sendo a primeira às 7h e a última às 22h.
A missa das Exéquias será no sábado (28) às 9h.
(Fonte: Cenáculo Arquidiocesano- Curitiba)