Os representantes da zona pan-americana reuniram-se pela primeira vez para discutir as quatro dimensões da Congregação, ou seja, a Bíblia, a Comunicação, a Missão e a Jupic (justiça, paz e a integridade da criação). Eram mais de sessenta participantes, das 19 nacionalidades, representando o svd no continente norte e sul americano. O encontro aconteceu na cidade de Quito, (Equador), que fica 2808 metros acima do nível do mar, quanto ao Centro Misionero Verbo Divino, o local do encontro, era situada na beira de uma montanha, elevando a altura mais ainda, acima de 3000 metros acima do nível do mar.

O encontro foi organizado pelo comitê zonal pan americana, liderado pelos Alberto Klein, Miguel Heinz, e José Boeing. O conselho geral foi representado pelo Pe. Arlindo Dias, que esteve presente ao longo do encontro. Os respectivos coordenadores zonais das dimensões estavam presentes e abordaram o tema no nível zonal, dando início a uma discussão ampla nas respectivas subzonas e províncias. Da nossa província representando as dimensões participaram - Ronaldo Lobo (Bíblia), Edward Fernandes (Missão), Leon Grzyska (Comunicação) e Adriano van de Vem (Jupic). Juntos, o comitê zonal traçou um plano para o próximo triênio, e no ano de 2015, quer rever os resultados.
Embora tais dimensões estivessem presentes nos documentos e numa certa timidez na pratica concreta, a pergunta será, como dinamizá-las nas nossas missões e pastorais. Como fazer que os membros de svd assumissem uma ou outra dimensão na sua pastoral\missão? Mais ainda, como introduzi-las nas agendas paroquiais com certa ginga, e animar o pastoral ainda mais? Como envolver os leigos nesta dinâmica da nossa congregação? Tocando o assunto das dimensões com certa urgência, o comitê zonal quer envolver todos os membros da svd nas nossas províncias. Querem também junto as prioridades assumidas do 17º Capitulo Geral, as dimensões tomem a dianteira.
Portanto, os coordenadores das dimensões junto com conselho provincial e os superiores de distrito, traçaram um plano para impender as sugestões do encontro.
Ronaldo Lobo svd