“Estejam sempre prontos a dar a razão de sua esperança” (1Pe 3,15)


 Como havia sido previsto e preparado desde 2007, enfim se tornou realidade: de 21 a 25 de julho de 2008, 40 religiosos e religiosas de oito congregações estiveram reunidos, na cidade de S. Paulo (Brasil), para um encontro de formação e troca de experiências relacionadas à dimensão de Justiça e Paz. Esta foi a segunda experiência para as congregações missionárias que formam VIVAT, após um primeiro encontro que os coordenadores gerais de JUPIC das referidas congregações haviam organizado em Roma no ano passado. Naquela ocasião foram convidados religiosos e religiosas que trabalham na Europa e desenvolveu-se em dois idiomas: Inglês e Espanhol. Desta vez a direção de VIVAT convidou pessoas que trabalham no Brasil e tudo foi em Português. Sentia-se um clima de “Mini-Nações Unidas”, pois estavam presentes homens e mulheres de 4 continentes e de 11 nacionalidades.

Dedicamos o primeiro dia ao tema da espiritualidade, destacando o trabalho em rede. Pe. Alexandre Otten SVD apresentou alguns tópicos e nos fez refletir sobre nossas motivações e convidou-nos a aprofundar o como viver nossa vida e nossos sonhos.Num segundo momento apresentamos nossos trabalhos de JUPIC no Brasil e partilhamos algumas coisas de nossas congregações com seus diferentes carismas. A Ir. Zélia Cordeiro SSpS, nova integrante da equipe VIVAT de Nova York e o Pe. Miguel Heinz SVD introduziram o método de trabalho e o espírito de VIVAT: sua história, organização e como funciona as “Nações Unidas”.

Partilhamos algumas inquietações e projetos concretos e vimos as possibilidades de apresentar diretamente para as Nações Unidas um ou outro assunto da JUPIC do Brasil.Num terceiro momento o Sr. Marcos Pereira da Silva deunos uma introdução sobre o que realmente é uma rede e como se desenvolve um trabalho em rede. Percebemos as possibilidades de melhorar nosso sistema de trabalho em rede, em nível interno de cada congregação e em nível de grupo VIVAT.

Descobrimos algumas estratégias para enriquecer a articulação de uma rede, bem como a formação de grupos de trabalho, a multiplicação de líderes, a democratização das decisões, a comunicação interna, o planejamento e o monitoramento das atividades empreendidas. Além disso, foi formado um grupo de coordenação de VIVAT em nível de Brasil, com uma pessoa de contato em cada congregação. Pe. José Boeing – Regional de BRA é o coordenador deste grupo.

Uma primeira atividade concreta da equipe será agendar uma presença de VIVAT no próximo Fórum Social Mundial que realizar-se-á em Belém (PA – Brasil) de 26 a 31 de janeiro de 2009. Após o encontro houve também um momento de partilha com os jovens que estão na formação inicial. Vinte e quatro deles encontraram-se com o Pe. João (CSSp), as Irmãs Zélia e Mary John SSpS, o Ir. Moacir e o Pe. Miguel SVD, de 28 a 29 de julho, para discutir o mesmo tema, em forma mais resumida, destacando as perspectivas para um futuro trabalho de nossas congregações missionárias.

Lamentamos que a congregação dos Oblatos de Maria Imaculada (OMI) não puderam estar presente, mas esperamos que se integrem à equipe coordenadora de VIVAT Brasil. Estamos contentes que os e as Provinciais do Brasil fizeram muito pela realização deste evento, seja na preparação, seja estando presentes durante a realização do mesmo.

Esperamos que esta iniciativa seja um incentivo para outras sub-zonas a seguir nesta dinâmica de formação permanente em um tema tão importante como é JUPIC e termos um maior entrelaçamento com as congregação que fazem parte de VIVAT Pueden solicitar más información de ambos eventos ante los coordinadores de JUPIC de la subzona Brasil.

Miguel Heinz svd