A PURIFICAÇÃO DO TEMPLO

Jesus vai a Jerusalém obedecendo o costume dos judeus, na Festa da Páscoa.

Chegando ao Templo encontra no átrio os vendedores de bois, ovelhas, pombas e os

cambistas com suas bancas. Os peregrinos vindos de longe encontravam no lugar e

pagavam os animais que seriam ofertados no sacrifício. Não dispondo no mais das vezes

de outro dinheiro que não as moedas romanas, gregas ou tírias, se viam obrigados a

trocar por moedas judaicas, pois as outras moedas não eram admitidas dentro do templo

por terem imagens dos imperadores de seus países, ou figuras pagãs.

Essa situação explica a presença dos cambistas no átrio do templo para efetuar a troca

das moedas. Diante do que vê Jesus faz um chicote de cordas e expulsa os vendedores

de animais e os cambistas para fora. Esse acontecimento se dá no átrio que era parte do

recinto sagrado, onde tinha acesso estrangeiros e pagãos, mas no lado externo do

templo.

Na sua primeira visita que faz à cidade Santa Jesus toma uma atitude enérgica

expulsando todos. Derruba as mesas dos cambistas com moedas e tudo o que servia

para a prática comercial, aos vendedores de pombos também dirige sua palavra: "Fora

com tudo!Não deveis transformar a casa de meu Pai num mercado!". Cristo se expressa

de forma incisiva a respeito da casa do Pai, mostrando o seu relacionamento direto com

Ele, mas também o sentido do templo como o lugar do encontro com Deus, da sua

presença. Essa atitude de Jesus deixa clara a sua reprovação à mistura de religião com

comércio, mais o simbolismo de que está no fim o culto ligado ao sacrifício de animais.

Os discípulos se lembraram da palavra da escritura que diz: "O Zelo pela tua casa há de

me consumir" ( Sl 69,9)." O zelo é a paixão, o ciúme profético pela causa de Deus"(

Johan Konings).

Os profetas anunciaram que era necessário construir outro tipo de templo - espiritual -,

que agradaria a Deus através das boas obras e não mediante o sacrifício de animais. O

profeta Isaías, pronunciou estas palavras: "Estou farto de holocaustos de carneiros e de

gordura de animais cevados. Não gosto do sangue de touros, de cordeiros e

bodes...Lavai-vos purificai-vos! Tirai a maldade de vossas ações! Deixai de fazer o mal!

Aprendei a fazer o bem! Procurai o que é justo! Corrigi o opressor"( Is 1,11ss.).Também

o profeta Amós tem uma palavra de repreensão ao que acontece no templo:" Não me

agradam os vossos holocaustos! Não olho para o sacrifício de animais cevados!... Que o

direito corra como a água e a justiça como rio caudaloso!"(Am 5,22,24).

A ação de Jesus ao purificar o templo provoca nos judeus uma atitude de exigir dele um

sinal de que poderia praticar tal ação. Queriam que apresentasse as credenciais que

comprovaria sua missão, o porquê de uma ação surpreendentemente provocadora.

Jesus não foge à pergunta respondendo: "Destruí este templo e eu o levantarei em três

dias. Os judeus responderam: Quarenta e seis anos foram necessários para construir

este templo e você quer levantá-lo em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo.

Quando, porém ele ressuscitou dos mortos, os discípulos se lembraram do que dissera e

acreditaram na Escritura e na palavra de Jesus" (Jo 2,18-22).

A purificação do templo é um sinal, um gesto profético, culminância do ensinamento de

Jesus ao longo do seu ministério. O templo de Jerusalém, tão venerado, estimado e

admirado pelo povo e pelas autoridades não tinha mais sentido e que Jesus em seu

corpo era a novidade da presença de Deus. Jesus queria mostrar a necessidade de livrar

o povo da exploração mascarada de culto, onde predominava os interesses econômicos

e as autoridades religiosas usavam o povo através do comércio do sagrado.

Jesus inaugura uma nova ordem na religião não sendo necessário ir a Jerusalém ou

Samaria para adorar a Deus, que deve ser adorado em espírito e verdade. O templo do

corpo de Cristo, morto e ressuscitado, é o sinal mais eloqüente da presença amorosa de

Deus no meio do seu povo. Acorramos a Cristo, presença viva de Deus em nosso meio,

acolhendo nossos irmãos com deficiências, para nos prepararmos para celebrar a

Páscoa do Senhor. Assim Seja!