PARÓQUIA NOSSA. SRA. DAS GRAÇAS (1974)
Av. J. K. 1050 Cx. Postal: 66
Tel.: (0xx67) 3474-1256; Fax.: (0xx67) 3474-1435
Cel. Pe. Bernardus: (0xx42) 99902-7971
Cel. Pe. Ryszard:    (0xx67) 98172-5606
E-mail Paroquia: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
E-mail Pe. Bernardus: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
79980-000 MUNDO NOVO - MS
Pe. Bernardus Sapu, Pároco
Pe. Ryszard Szydlowski, Vig Paroquial

HISTÓRIA

A história da Paróquia de Nossa Senhora das Graças começou no ano de 1957, quando o Sr. Jesuino Ferreira dos Santos,  foi até Guaíra - PR pedir que o padre viesse celebrar uma Missa para os moradores de Tapuiporã (antigo nome de Mundo Novo). O Padre Ernesto Vogt, SVD, veio e celebrou a Missa em uma escolinha que ficava no centro da cidade, atual Av. Adjalmo Saldanha. Com a licença do Dom Carlos Schmitt, logo compraram uma imagem de N. Sra. Aparecida, iniciando suas devoções com a criação da Congregação dos Marianos e a Pia União das Filhas de Maria.

Por iniciativa do Sr. Aparecido Tomazini e o Sr. Hélio Simplício e com a ajuda do povo, realizaram duas festas. Conseguiram alguns donativos e deram início à Igreja Matriz N. Sra. das Graças.

Em 1961 a Igreja estava quase pronta. Então o Bispo de Dourados Dom Carlos Schmitt em 25/02/63 em uma celebração feita em Mundo Novo, cria a Paróquia N. Sra. Das Graças, desmembrada da Paróquia de Amambaí.

Com o surgimento da Igreja, firmaram-se as devoções, fazia-se a celebração do culto, reza do terço e as novenas.

OS PÁROCOS

Em 16 de junho de 1963 foi nomeado o 1º pároco da nova paróquia Pe. Luiz Salmaso que ficou como pároco até início de 1972.

Neste mesmo ano toma posse o Pe. Sebastião Marques da Congregação do Verbo Divino que ficou até meados de 1974, sendo transferido para a cidade de Eldorado, MS.

Em agosto de 1974 Mundo Novo recebe como pároco Pe. Antônio Rybinski, SVD. Pe. Antônio termina a construção da 1º casa paroquial situada na rua Pe. Anchieta ao lado da Igreja Matriz.

Desde sua fundação até hoje a Paróquia de Nossa Senhora das Graças contou com 8 párocos, revezando três nacionalidades na sua coordenação, brasileiros e poloneses e indianos:

UMA PARÓQUIA RICA EM COLABORADORES

Desde 1972 a Congregação do Verbo Divino é responsável pelos padres de nossa paróquia, o que nos deu o privilegio de celebrarmos a Eucaristia ouvindo sotaques de diversos lugares do mundo, como: Polônia, Filipinas, Indonésia, Índia, Holanda e outros mais.

Em 1977 chegaram as Irmãs Dominicanas de Monteils que assumiram diversos trabalhos pastorais e ainda o ensino religioso nas escolas da cidade.

Em 1985 foram enviadas para cá as co-irmãs dos Verbitas, as Missionárias Servas do Espírito Santo, permanecendo na paróquia até dezembro de 2001.

 

UMA PARÓQUIA RICA EM MEMBROS

Como é bom relembrar as pessoas que passaram por esta paróquia e deixaram seus nomes marcados nos livros e nos corações da nossa gente, que nos ajudaram a edificar “a Igreja” que somos. Porém, mais importantes que aqueles que vêm e vão, são aqueles e aquelas que ficam e mantém viva a chama de amor a esta comunidade.

Infelizmente não temos registro de cada pessoa que colaborou com a paróquia em cada uma das suas necessidades, mas imaginamos que foram centenas, quem sabe milhares de pessoas que já ajudaram na catequese, na liturgia, na construção das igrejas, nas coordenações das diversas comunidades, pastorais e movimentos.

 

NOSSA CONTRIBUIÇÃO AO REINO

O Santo Arnaldo Janssen tem um carinho especial por nossa paróquia, pois duas das congregações religiosas fundadas por ele já trabalharam aqui, uma continua: os Verbitas, a outra: As Missionárias Servas do Espírito Santo, partiram para outras missões.

Motivados pelo trabalho realizado pelas Servas e pelos Verbitas diversos jovens de nossa comunidade tiveram também o desejo de dedicar sua vida ao anúncio do Evangelho, e alguns chegaram a fazer parte da família fundada por o santo Arnaldo Janssen, com o desejo de ser padre ou irmã.

Com quatro jovens o desejo tornou-se realidade e de nossa paróquia saíram para o mundo duas Irmãs Missionárias: Janete e Luzia, e dois Padres Missionários: Hélcio Nunes Grespan svd e Nivaldo da Silva svd. Hoje temos um diácono permanente Sr. Arlindo Reinoldo Wust.

 

NOSSA REALIDADE HOJE

A Paróquia de Nossa Senhora das Graças, é formada por 2 municípios, Japorã e Mundo Novo, e por 1 distrito, Jacareí.

Conta hoje com 25 comunidades, sendo 5 em áreas urbanas e 20 em áreas rurais.

Conta com diversas pastorais, Ministérios e Movimentos:

Pastorais:

Liturgia, Catequese, Familiar, Vocacional, Juventude, Saúde, Criança.

II. Ministérios:

Música, Coroinhas e Ministros Extraordinários da Eucaristia, da Esperança e da Palavra.

III. Conselho de Leigos.

IV. Movimentos: a) Apostolado da Oração, Movimento do Rosário Permanente, Renovação Carismática Católica e Cursilho de Cristandade, Cursilho jovem, Decolores.

V. Ecumenismo: a) Mantém bom diálogo com as demais igrejas presentes no município, promovendo e participando diversas vezes os cultos ecumênicos.

VI. Ação Social: Colabora com os mais necessitados através da campanha do agasalho e do recebimento de doações diariamente na igreja, distribuindo o que recebe às diversas pessoas que procuram a Igreja em busca de ajuda.

VII. Mantem-se financeiramente através do Dízimo, coletas, contribuições das diversas comunidades, doações e promoções. Todo primeiro domingo do mês é feito almoço comunitário no salão paroquial que já se tornou uma tradição. Além disso, têm festa das comunidades e festa da padroeira durante o ano.

VIII. É coordenada pelo pároco, Pe. Ajay Kullu SVD, que conta com a ajuda do Vigário Paroquial, Pe. Mateus Lau Nurak SVD, e a colaboração do CPP (Conselho Paroquial de Pastoral), do CAE (Comissão para Assuntos Econômicos) e de um grande número de fiéis que colaboram diariamente com o Reino de Deus nesta Paróquia.

IX. Conta com boa infra-estrutura, que facilita a vida da comunidade e mesmo de diversos seguimentos da sociedade.

CASA PAROQUIAL

CENTRO COMUNITÁRIO

CASA DE PASTORAL

CENTRO CATEQUÉTICO

SALÃO PAROQUIAL

 

ABENÇOADAS SEJAM AS NOSSAS COMUNIDADES
QUE FIZERAM E FAZEM A HISTORIA DE NOSSA PARÓQUIA

 

A história das comunidades que formam a Paróquia Nossa Senhora das Graças é fruto da fé, da partilha, da devoção, do entusiasmo e do amor de muitas pessoas a Deus e a sua proposta que encontravam-se nas famílias para rezar o terço, refletir a palavra de Deus, as Missas eram celebradas nas casas e escolas, realidade que se encontra ainda hoje em algumas comunidades.

Com a caminhada surge a necessidade de um local referencial que em comum pudessem celebrar a vida em toda a sua dimensão. Através da doação de terreno, mão de obra e materiais de construção foram surgindo as capelas. Pois, as comunidades já existiam no coração e na vida das pessoas das várias localidades do município de Mundo Novo e Japorã.

 

1. NOSSA SENHORA APARECIDA - Berneck

Fundada em 1963.

Inicialmente, sede da Igreja matriz.  Tendo parte de sua história nos relatos da fundação da Paróquia.

2. NOSSA SENHORA APARECIDA - JATINHO

Fundada em 1964.

3. NOSSA SENHORA APARECIDA - JAPORÃ

Fundada em 1965.

SÃO SEBASTIÃO - CACHIMBO

Fundada em 1965.

4. NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES PORTO SANTO

Fundada em 1969.

5. SÃO JOSÉ - ESTRADA DO CASCALHO

Fundada em 1970.

6. SÃO JOÃO EVANGELISTA - GLEBA 4

Fundada em 1972.

7. NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS – Matriz

Fundada em 1974.

Inicialmente, foi construído o salão paroquial, de madeira, onde de 1974 a 1981 funcionou  a igreja matriz que fora transferida da rua Pe. Anchieta para a Av. J.K. nº 1050  na Praça, hoje Praça João Paulo II.

Com aumento do numero de fieis surge a necessidade de uma casa maior para acolhe-los , é então iniciada a construção,da nova igreja matriz, concluída em 1981.

8. DIVINO ESPÍRITO SANTO - MESQUITA

Fundada em 1974.

9. NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - SANTA FÉ

Fundada em 1974.

CRISTO REI – Internacional - JAPORÃ

Fundada em 1975.

10. SAGRADA FAMÍLIA - Internacional

Fundada em 1975.

11. SÃO PAULO - Internacional

Fundada em 1976.

12. NOSSA SENHORA DA CONSOLATA - JACAREÍ

Fundada em 1976.

13. SÃO FRANCISCO DE ASSIS - Floresta

Fundada em 1977.

14. SANTA TEREZINHA - SÃO JORGE

Fundada em 1977.

15. NOSSA SENHORA DA PENHA - DOURADÃO

Fundada em 1977.

16. SANTA CRUZ - COLÔNIA NOVA

Fundada em 1977.

17. SÃO MAXIMILIANO KOLBE - COPAGRIL

Fundada em 1979.

18. SANTA CRUZ - VILA NOVA

Fundada em 1986.

19. JOÃO PAULO II - ASSENTAMENTO PEDRO RAMALHO

Fundada em 1999.

20. CRISTO REDENTOR - INDIANÓPOLIS

Fundada em 2001.

21. NOSSA SENHORA AUXILIADORA - RETIRO 1

Fundada em 2001.

22. SANTA LUZIA - Sede Indiana

Fundada em 2001.

23. SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS - Bairro Fleck

Em formação.