“É bom fazer o bem!”
Gratidão a Deus e a D. Getúlio Teixeira Guimarães, SVD, nos seus 50 anos de sacerdócio.
A Congregação do Verbo Divino, a Diocese de Cornélio Procópio e a cidade de Cipotânea, MG estão em festa pelos 50 anos de sacerdócio bem vividos por D. Getúlio Teixeira Guimarães, 35 dos quais através do ministério episcopal. Uma das celebrações aconteceu em Cornélio Procópio, no dia 03 de agosto de 2016, junto com os bispos, padres, amigos e leigos da diocese, outras, semelhantes, vão seguir na sua terra natal e nos outros lugares.

Nesta, da província BRS estavam presentes confrades Ronaldo, Mário, Joãozinho, Alexandre, Ademar, Bernardus, João Batista , também cinco irmãs Ssps de Ponta Grossa e um bom grupo de leigos. P. Getúlio teve como primeiro destino missionário a província Sul do Brasil, embora tivesse nascido em território da província SVD Brasil Norte. No dia 8 de julho de 1966 o P. Superior Geral Joao Schùtte comunicava ao então provincial P. José Couto Mota que o P. Getúlio Teixeira Guimarães fora nomeado à província Brasil Sul, que na época compreendia também o estado de São Paulo.
O numero 1 do boletim interno Arnoldus Nota (Janeiro-Fevereiro de 1981), da Congregação do Verbo Divino define sua nomeação episcopal como um ‘sequestro’. Assim vem expresso em nossas crônicas: “No dia 29 de dezembro, um dia antes que tomasse posse como provincial da província brasileira Brasil Sul, P. Getúlio Teixeira Guimarães foi ‘sequestrado’, sem nenhuma esperança de retorno à SVD. O ‘sequestro’ foi anunciado pela radio Vaticano nas primeiras horas da tarde do dia 29. Motivo do ‘sequestro’: a necessidade de um Bispo Auxiliar em Ponta Grossa. O ‘neo-auxiliar’, de 43 anos de idade, recebeu a ordenação sacerdotal em 1966, passando seus primeiros anos como pároco no Rio Grande do Sul e em Foz do Iguaçu, durante os quais dedicou atenção especial à formação de leigos e a instrução religiosa da juventude. No ano anterior havia sido nomeado reitor do Seminário Verbo Divino em Ponta Grossa e, logo em seguida, Provincial, carreira que foi interrompida pelo mencionado ‘sequestro’”.
No dia 26/03/2014, o Papa Francisco aceitou o pedido de renuncia de D. Getúlio. Num testemunho profundo de eclesialidade, o novo bispo de Cornélio Procópio D. Manoel João Francisco acolheu com alegria a sua permanência na diocese, onde D. Getúlio continua oferecendo suas energias ao povo que o acolheu com grande afeto e a quem aprendeu a amar com um coração de pai. “Pastor com cheiro de ovelha” como diria o Papa Francisco, a sua dedicação ao ministério é confirmada pela proximidade e a imensa manifestação de carinho que recebe de todos que o rodeiam. O lema episcopal escolhido por D. Getúlio “Qui Pertransiit Benefaciendo” (Que passou fazendo o bem), faz-se vivo no testemunho de todos os que tiveram o privilegio de conviver com ele mais de perto. Esses 50 anos de sacerdócio e os 35 de episcopado nos fazem exclamar: “é bom fazer o bem!”. Como Pastor zeloso, D. Getúlio incentivou o surgimento de vocações e não se cansou de convidar os leigos a assumirem o seu protagonismo na vida da Igreja. Com certeza é assim que Dom Getúlio tem vivido os seus cinqüenta anos de ministério sacerdotal. No entanto, o tempo é implacável. Aos poucos nossas forças vão diminuindo. Quando este momento chegar, Dom Getúlio continuará tendo como exemplo a figura de Moisés que, não podendo mais combater os inimigos do povo de Deus, subiu a montanha e de braços abertos rezava, ao mesmo tempo que Josué com um grupo de homens valentes combatia. Enquanto mantinha seus braços erguidos em oração, Josué vencia. Na medida em que deixava os braços caírem vencidos pelo cansaço, Josué perdia a batalha.  Dois jovens, Aarão e Hur, foram então em auxílio de Moisés. Fizeram-no sentar sobre uma pedra e seguraram seus braços erguidos até o pôr do sol. Só assim Josué conseguiu derrotar os amalecitas (cf. Ex 17,8-16). Por ora, queremos apenas abraçar e felicitar Dom Getúlio, desejando-lhe muitos e longos anos, com muita saúde e energia em nosso meio. . Obrigado D. Getúlio, por seu testemunho fecundo de pai, pastor e amigo. Os confrades da Congregação do Verbo Divino, cheios de jubilo, celebramos com o senhor este grande momento de ação de graças.