Missionários Verbitas convidam para Romaria a Aparecida.

Neste mês de setembro, os verbitas de todo o mundo estão em festa. No dia 8, comemora-se os 140 anos da Congregação dos Missionários do Verbo Divino (SVD). No Brasil, a Família Arnaldina também celebra os 120 anos de presença no País. O ponto alto dos festejos é a romaria ao Santuário Nacional, em Aparecida-SP, no próximo dia 13.Segundo Pe. Omir Oliveira, coordenador nacional da romaria, escolher Aparecida para marcar a celebração destaca a importância da Mãe de Jesus na espiritualidade do fundador, Santo Arnaldo. “Ir a Aparecida para nós é estar na casa da mãe que nos acolhe e que nos guia na caminhada da vida. Já o fizemos ao celebrarmos 100 anos no Brasil, em 1995, e agora seguimos o mesmo passo”, afirma o missionário.

Veja as Fotos da Celebração em Aparecida

 O tema da romaria é “Colocando os últimos em primeiro lugar”, inspirado no Evangelho de Marcos (10,31). Padre Omir explica que o ensinamento de Jesus foi lembrado recentemente pelo Superior-Geral da SVD, Pe. Heinz Kulüke, ao se dirigir aos missionários verbitas. “Achamos que isso era estar em sintonia com toda a Congregação, que se coloca do lado dos últimos de nossa sociedade: os pobres, os marginalizados, aqueles que o mundo não quer. Isso nos lança também naquilo que são as características marcantes da SVD: Bíblia, comunicação, justiça e paz e animação missionária. Isso delineia o nosso caminhar.”

A primeira atividade no Santuário Nacional será às 7h30min, quando os romeiros vão se reunir no auditório Padre Noé Sotilo, no subsolo da Basílica. No espaço, haverá um momento de animação com cantos missionários e pronunciamentos de um dos visitadores-gerais e de um dos provinciais verbitas. A missa está marcada para 10h.

Estão sendo esperadas mais de 4 mil pessoas provenientes de várias regiões do Brasil. Até o fim de agosto, a organização já contava a presença de 80 ônibus na romaria. Padre Omir avisa que todos são convidados e ainda é possível participar. “Não há necessidade de inscrição como tal, mas seria interessante sabermos quantas pessoas e de onde, para somarmos nesse evento”, esclarece. O religioso conta que a comunicação pode ser feita diretamente nas paróquias ou escolas verbitas ou pelo O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Nos cinco continentes

A Congregação dos Missionários do Verbo Divino foi fundada por Santo Arnaldo Janssen no dia 8 de setembro de 1875, em Steyl, Holanda. Os verbitas, como são chamados, desenvolvem diversas ações missionárias nos cinco continentes. A Congregação atua em quatro dimensões: Justiça, Paz e Integridade da Criação (Jupic); Comunicação; Animação Missionária; Bíblia. Santo Arnaldo fundou ainda duas outras congregações: a Congregação Missionária das Servas do Espírito Santo (1889) e a Congregação das Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua (1896).