TEMA: Discípulos missionários a partir do Evangelho de João

LEMA: “Permanecei no meu amor para produzir muitos frutos!” (cf. Jo 15,9-16)

O Evangelho de João não é um evangelho para iniciantes, ele supõe uma experiência espiritual. Ele se orienta para o cristão que busca um maior amadurecimento na fé e no compromisso com Jesus. Por isso, não tem interesse na repetição de alguns fatos ou temas já muito presentes em Marcos, Lucas e Mateus.(Sinóticos=semelhantes). O Evangelho de João procura ir mais fundo, quer chegar ao coração das situações. A finalidade desta pregação é levar aos eleitos à maturidade cristã, fazendo que se tornem pessoas firmes, conscientes, comprometidas e decididas a cumprir a vontade de Deus. Na linguagem de hoje destina-se à formação de verdadeiros discípulos missionários.Para uma melhor compreensão, pode-se dizer que Marcos explicita o caminho da primeira catequese sobre Jesus, faz a iniciação cristã. Mateus trata dos deveres dos cristãos para com a Igreja, Lucas e Atos tratam do anúncio de Cristo, a missão no mundo. João busca a formação mística do cristão interior, a inserção do discípulo na familiaridade, na amizade sincera e profunda com o Senhor. Este Evangelho vai ajudar a aprofundar e completar o perfil do discípulo missionário que precisamos ser.O Evangelho de João ocupa um lugar de destaque dentro do Ano Litúrgico. Ele é lido todos os anos, a começar das últimas semanas da quaresma até o fim do Tempo Pascal. Isto revela sua importância de João na celebração litúrgica e na catequese. Dois personagens centrais: Nicodemos e a Samaritana são como uma chave de leitura para o Evangelho de João. O primeiro representa a pessoa já instruída, até com algum cargo e por isso tem medo de comprometer-se e de deixar-se questionar abertamente pela Palavra de Deus. João dirige-se aos leigos e aos clérigos que, tendo assumido certa responsabilidade na condução da Igreja, enrijeceram-se e já não escutam a novidade da Palavra de Deus. A Samaritana é uma pessoa que tem um problema pessoal, uma situação irregular, mas nem por isso, deixa de ser acreditada por Jesus. Ele faz dela uma missionária no meio dos samaritanos. OEvangelho de João procura ajudar a superar determinados bloqueios e situações pessoais e institucionais que impedem e dificultam a ação do discipulado missionário. “Não vos chamo de empregados, mas de amigos” (Jo 15,15). Este é o ponto de chegada do Evangelho. Há uma “galeria de retratos” dos amigos de Jesus: João Batista, os dois discípulos apresentados por João, Marta e Maria, Lázaro e o Discípulo amado. Somos chamados a uma relação de amizade com Jesus, chamados a permanecer no seu amor para produzirmos muitos frutos.

Mês da Bíblia texto completo